quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vocabularios que o professor precisa Saber.


1 - Método de Ensino

São as ações do professor no sentido de organizar as atividades de ensino, a
fim de que os alunos possam atingir os objetivos em relação a um conteúdo
específico, tendo como resultado a assimilação dos conhecimentos e o
desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas dos alunos.
2 – Tipos de Método de Ensino
Métodos Verbais
A transmissão oral dos saberes continua a ser a mais clássica, mas também as mais modernas foram de comunicação pedagógica. A sua enorme diversidade decorre obviamente das próprias multiplicidades de formas a que podemos recorrer para expor ou interrogar os alunos sobre um dado tema.
Métodos Intuitivos
Trata-se de mostrar algo a alguém de forma a que possa intuir apreender ou perceber o que se pretende transmitir.
Métodos Ativos
Um dos primeiros grandes teóricos deste tipo de métodos foi Pestalozzi(1746-1827). Influenciado pelas idéias de Rosseau defendeu que a educação deveria "preparar os homens para certos desempenhos na sociedade". A educação devia apresentar-se como um desenvolvimento natural, espontâneo e harmônico das disposições humanas mais originais, na sua tríplice dimensão: a vida intelectual, moral e artística e técnica.   No final do século XIX, foram finalmente consagradas as bases filosóficas da pedagogia contemporânea. William James  (1842-1910), concebeu a educação como "um processo vivo que permite ao homem reagir adequadamente face às mais diferentes circunstâncias". John Dewey (1859-1952) concebeu a educação baseada na ação. A sua pedagogia ativa assenta nos seguintes princípios:
1. O aluno só aprende bem quando o faz por observação, reflexão e  experimentação (auto-formação);
2. O ensino dever ser adaptado à natureza própria de cada aluno (ensino-diferenciado);
3. Deve desenvolver, não apenas a sua formação intelectual, mas também as suas aptidões manuais, assim como a sua energia criadora (educação integral);
4. A matéria de ensino deve ser organizada de uma forma que produza um efeito global na formação do aluno (ensino global);
5. O ensino deve contribuir para a socialização do aluno, por meio de trabalhos em grupo, respeitando e fortalecendo sempre a individualidade dos alunos. A educação é vida e educar é preparar para a vida (ensino socializado).
Ao longo do século XX a pedagogia ativa, conheceu inúmeros avanços teóricos e práticos, influenciando todos os outros métodos de ensino.
Estes (métodos têm vindo a impôr-se devido a cinco razões essenciais: a) A crescente importância dada às vivências individuais; b) O aumento da motivação ligada a atividades que envolvem diretamente o formando; c) A necessidade incrementar os hábitos de trabalho em grupo, para o aperfeiçoamento das relações humanas; d) A mudança do papel do formador, este deixou de ser visto como o detentor do saber, para ser encarado como um facilitador e animador;  f) A evolução dos métodos de controlo, que passaram de um sistema de autoritário, para outros baseados no autocontrole, auto-avaliação dos indivíduos e do grupo.
O que significa Construtivismo?
Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado.
O que é Didática?
A Didática Geral é uma ciência teórico-prática que pesquisa, experimenta e sugere formas de comportamento a serem adotadas no processo da instrução, com vistas à eficiência e eficácia da ação educativa.
O que significa Epistemologia?
Epistemologia ou teoria do conhecimento é a crítica, estudo ou tratado do conhecimento da ciência, ou ainda, o estudo filosófico da origem, natureza e limites do conhecimento.
O que se entende por obstáculo epistemológico?
Obstáculo epistemológico é justamente algo que se convencionou tratar como uma "evidência" e que impede o indivíduo de fazer o conhecimento progredir na medida em que sua naturalização impede que os conceitos sejam revistos e modificados.

Conceito de Pedagogia

Pedagogia é a ciência que estuda a educação.

O que se entende por Paradigma?

Por paradigma entende-se um conjunto de princípios que versam sobre determinado objeto, e que se encontram naturalmente relacionados a um grupo ou conjunto de fenômenos naturais.

O que se entende por Quebra de Paradigma?

Quebrar paradigma seria romper regras ou normas estabelecidas.

O que Seria Dogma?

Dogma é uma crença estabelecida ou doutrina de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerado um ponto fundamental e indiscutível de uma crença.

Conceito de Racionalismo

Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins.

Conceito de Realismo

Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo.

O que significa Positivismo?

Positivismo é um conceito que possui distintos significados, englobando tanto perspectivas filosóficas e científicas do século XIX quanto outras do século XX.

Definição de Pragmatismo

Pragmatismo é o movimento filosófico que inclui aqueles que acreditam que uma ideologia ou proposição para ser aceita precisa ter aplicações práticas satisfatórias.

















Fontes de Pesquisas:
Método de Ensino:
http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Os%20Metodos%20de%20Ensino_M9_AR.pdf
Tipos de método de ensino:
Construtivismo
Didática
Epistemologia
Obstáculo Epistemológico
Conceito de Pedagogia
O que se entende por paradigma?
O que se entende por quebra de paradigma?
Dogma
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogma
Racionalismo
Realismo

Positivismo
Pragmatismo

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