terça-feira, 27 de setembro de 2011

"O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"



O desenvolvimento das NTIC veio modificar numerosos aspectos da nossa sociedade. Na aldeia global em que vivemos, quem não souber utilizar um computador pode ser considerado analfabeto. A Internet, componente de inestimável valor, permite, apenas com um simples «clique», navegar por um mar infindável de conhecimentos e alargar os nossos horizontes até ao infinito. 
Os nossos alunos vivem nessa era do computador e na ‘Aldeia Global’ em que a Internet nos transformou, por isso a escola de hoje tem a necessidade de se adaptar às novas tecnologias e compreender que as NTIC vieram para ficar e inovar a um ritmo alucinante.
Para além disto, o ensino das línguas tem-se tornado um problema sério para os muitos professores que se vêm obrigados a procurar motivar os seus alunos que encaram a aprendizagem e as metodologias das línguas e como aborrecidas e desmotivantes.
Assim, parece que um novo desafio se põe aos professores. Como ultrapassar tudo isto? Que fazer para motivar os alunos? Como fazer despertar neles o gosto para as línguas estrangeiras que tão útil lhes será num futuro não muito longínquo? Uma parte da resposta parece-me estar na introdução das NTIC nas pedagogias das línguas na sala de aula. O ensino dos nossos dias, independentemente do grau ou matéria a leccionar, tem que passar, impreterivelmente, pela utilização do computador como instrumento facilitador de tarefas e de aprendizagem, permitindo aos alunos um maior desenvolvimento das suas competências básicas de um modo simples, eficaz e lúdico. (João dos Santos Afonso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário